E Difícil de Ganhar Dinheiro Com Blog

Tempo de leitura: 9 minutos

E Difícil de Ganhar Dinheiro Com Blog

E Difícil de Ganhar Dinheiro Com Blog

 Li o interessante artigo do Tiago Maraldi  sobre a ‘deprê’ que nos baixa no início quando os rendimentos do blog são muito fracos. Refleti e  fiz uma espécie de flashback sobre a minha trajetória considerando também o árduo caminho que todo blogueiro deve trilhar até começar a realmente ganhar dinheiro com blogs.

Parece que o consenso geral é que o elemento principal desta jornada em busca de rendimentos com blogs seja a paciência aliada a dedicação.

Paciência para não desanimar em perder várias horas aos finais de semana, feriados e demais horários que nos sobram principalmente quando temos um trabalho em turno integral que não podemos deixar de lado.  Sobretudo quando é esse trabalho convencional que nos garante o sustento e o pão nosso de cada dia.

É preciso ter muita fibra para dedicar horas e horas que poderíamos estar nos divertindo,  compartilhando momentos agradáveis com a família, assistindo filmes, passeando no parque ou fazendo qualquer outra atividade mais prazerosa do que escrever.

Isso às vezes é desanimador, sobretudo quando vemos os relatórios do Google Adsense  mostrar rendimentos inferiores a 1 dólar no final do dia. E os dias viram semanas e os rendimentos não chegam nem a os 100 dólares necessários para recebermos o primeiro pagamento do Google Adense. Talvez o desânimo vá um pouquinho além do primeiro pagamento quando verificamos que o banco cobrou uma taxa de quase 100 reais pela ordem de pagamento do exterior.

Felizmente já passei por essa fase.  Ainda estou longe de atingir os rendimentos que almejo, mas o fluxo de dinheiro que está sendo gerado pelos diversos sistemas de afiliados, resultante de vários blogs que administro, são suficientes para me manter otimista em relação ao futuro próximo.  Mas saiba que isso é natural. É próprio do ser humano alimentar algumas fantasias de otimismo exagerado principalmente quando se trata do tema ganhar dinheiro.

Não é diferente com a internet e com os rendimentos que podemos obter com os blogs. O mundo realmente está mudado, as oportunidades estão se voltando cada vez mais para a internet. A publicidade e o comércio eletrônico na rede cresce exponencialmente e isso levou a uma verdadeira corrida do ouro.

As listas de pessoas mais ricas do mundo frequentemente incluem jovens talentos que fizeram fortuna na internet. Estão aí os guris do Google, do Facebook, entre outros.  A expectativa que as pessoas geram quando começam a criar sites e blogs é imensa e muitas vezes se decepcionam ao perceber que para ganhar dinheiro elas terão também que se esforçar.

Não desistir é parte do segredo

E Difícil de Ganhar Dinheiro Com Blog

Num outro artigo interessante que li recentemente escrito pelo Rogério Gomes aborda o sentimento de desânimo que nos assola frequentemente quando as coisas não estão se saindo como imaginamos.  A frase de impacto que ele usa no artigo “Você nunca vai ganhar dinheiro com blog. Desista Disso!” pode passar pela cabeça de muita gente e fazê-las desistir.

Aliás sempre será mais fácil desistir do que fazer uma ampla análise e reflexão sobre os nossos pontos fracos e erros cometidos e a partir de então se esforçar para corrigir as deficiências e ampliar nossos conhecimentos.

Acho que isso vale prá muita coisa na vida.  Quem passa a vida toda sem se dedicar e se esforçar com coisa alguma vai terminar não tendo oportunidades para evoluir.

O próprio Lair Ribeiro (que embora criticado por várias pessoas,  fatura milhões com palestras e livros de auto-ajuda) contou em um dos seus livros que quando lhe surgiu a oportunidade de ir trabalhar num hospital nos Estados Unidos muita gente lhe falou: “Você é um cara de sorte”. Na verdade o que aconteceu é que ofereceram a oportunidade para ele porque sabiam que ele estava preparado para assumir essa responsabilidade.

Isso acontece  porque para quem está  sempre procurando evoluir e se aprimorar em tudo o que faz, estará mais apto a assumir responsabilidades e portanto estará mais sujeito a terem ‘oportunidades’ do que aqueles que ficam estagnados. Para os despreparados as oportunidades simplesmente não são ‘nada’.

O difícil começo

E Difícil de Ganhar Dinheiro Com Blog

No início de sua dedicação aos blogs, os rendimentos obviamente vão ser muito pouco e às vezes por um certo período nenhum centavo. Mas isso faz parte do processo de aprendizado e deve ser encarado como fator motivacional, como um desafio para que supere os obstáculos criados por sua própria inexperiência ou talvez falta de dedicação.

E como falta de dedicação não estou dizendo falta de vontade. Às vezes não se tem mesmo muito tempo para se dedicar a mais uma atividade quando trabalhamos por horas a fio num trabalho convencional dentro de uma empresa. Chegar em casa cansado de um dia cheio de trabalho e ir para frente do computador, ler bastante sobre blogs, monetização, SEO, wordpress, etc exige disciplina e determinação que poucos estão dispostos a ter.

Se a pessoa é um chefe de família então, a coisa pode ser ainda mais complicada. Educação dos filhos, administração financeira do lar, entre outras tarefas inerentes à vida familiar são quase sempre urgentes e se a pessoa deixá-las de lado poderá se arrepender mais tarde por tal desleixo.

É preciso muito jogo de cintura para conseguir achar tempo e força de vontade no meio desse redemoinho da vida cotidiana para se dedicar a ainda mais uma atividade.

Talvez seja esse o ponto que diferencie o sucesso do fracasso: A capacidade das pessoas de conseguir administrar o seu tempo.

Algo que deve sempre estar em nosso pensamento é a reflexão das razões que lhe levam a se dedicar aos blogs.

É por dinheiro apenas?  É para sua satisfação pessoal, uma vez que você não gosta do que faz no seu trabalho convencional e escrever para blogs é ‘mais light’ e tranqüilo?  Ou quem sabe você julga ter talento para escrever sobre determinados assuntos e quem sabe até ajudar outras pessoas.  Avalie essas considerações e tente descobrir  quais os principais motivos que lhe levam a se dedicar a um novo trabalho na internet.

Talvez essas conclusões terminem por fazê-lo descobrir exatamente o assunto que irá se dedicar. Gostar do que faz é o primeiro grande passo para se manter  numa atividade.

Apesar de  ser bastante batido o velho jargão traz uma grande verdade: ”O trabalho que nos dá prazer não é trabalho”  ou “Escolha um trabalho que lhe dê prazer e não precisará trabalhar nenhum dia de sua vida”.

Este é um dos segredos para que o desânimo não lhe atinja: Gostar de seguir adiante trabalhando em seu blog.

Existem duas palavras que sempre vão nos ajudar nesse sentido: disciplina e prioridade.

E Difícil de Ganhar Dinheiro Com Blog

Disciplina para poder estabelecer limites e regras mais rígidas em relação a como você vai utilizar o seu tempo. Se você definiu que sábado pela manhã será o ‘dia da postagem’ e que aconteça o que acontecer (salvo urgências familiares)  você vai se dedicar durante 2 horas a postar em seu blog, então siga essa determinação à risca.

Não pode acontecer de vir alguém e lhe convidar para algum outro compromisso e você simplesmente  esquecer do blog. Ou quem sabe na sexta anterior você estender a balada e o consumo alcoólico e depois não agüentar acordar cedo no sábado de manhã.

É preciso portanto ser responsável e disciplinado para conseguir manter a regularidade nas postagens. Só assim seu blog estará numa escala ascendente de crescimento. Mantendo a regularidade nas postagens vai lhe trazer frutos em pouco tempo.

Use o Google Analytics como estímulo para constatar que a curva dos gráficos de desempenho do seu blog será constantemente subindo. Se houver alguns dias em que as visitas caíram, tente relacionar esse fato com algum acontecimento, mudança no blog ou até mesmo à sua falta de regularidade nas postagens. Aprenda com os seus erros e cresça. Tenha certeza que  os rendimentos também crescerão.

Desistir: Nem Pensar

E Difícil de Ganhar Dinheiro Com Blog

Se  tem uma coisa que eu nunca pensei foi desistir. Simplesmente porque a lógica leva a outra conclusão: quando mais tempo você escrever para blogs, maior será nosso ‘acervo’ de postagens e consequentemente maiores serão nossas chances de sermos encontrados pelos mecanismos de busca como o Google, Bing, Yahoo, entre outros.

O pensamento de derrota, de desistência diante das dificuldades  é o mais comum de se encontrar nas pessoas que empreendem qualquer tipo de atividade. Isso explica porque a maioria das empresas que são abertas no Brasil fecham as portas no primeiro ano de existência.

Simplesmente a maioria não ‘aguenta o tranco’ de ter que ralar e ralar  durante meses e ver o dinheiro entrar bem devagar.

Tem uma frase bastante conhecida que ilustra um pouco esse esforço para empreender um negócio próprio: “Trabalhei 8 horas por dia durante muitos anos até conseguir montar meu próprio negócio e passar a trabalhar 12 horas por dia.”

É claro que é um exagero. Mas a frase é interessante por ilustrar que ‘negócio próprio’ exige tempo de dedicação. E para você ganhar dinheiro na internet com blogs ou sites será necessário esforço semelhante.

Depois de um certo tempo, quando as coisas já estiverem consolidadas e  com um fluxo constantemente de dinheiro sendo gerado, quem sabe você poderá se dar ao luxo de contratar colaboradores e passar a alçar vôos ainda mais altos.

Você acha que isso é muito improvável? Vou citar apenas um site que contrata  pessoas para trabalhar para eles:o SempreTops

Tenha em mente que os resultados que você irá alcançar já estão ao seu alcance basta que você se esforce para transpor a distância até eles. Nada o impede de chegar lá a não ser a sua desistência.

Estipule algumas regras de ouro:

Evoluir um pouco a cada dia.

Subir um degrau por vez.

Aprender algo novo diariamente.

Seja constante em seu esforço e vai perceber que de centavo em centavo chegamos um dia a alguns milhares de Reais.

E Difícil de Ganhar Dinheiro Com Blog

E Difícil de Ganhar Dinheiro Com Blog
5 (100%) 3 votes